Pelos podem prejudicar no trabalho durante o inverno
A pelagem de inverno nos cavalos cresce conforme a redução do período luminoso. Mesmo que as temperaturas não baixem muito, é necessário retirar a pelagem do animal, pois um equino transformado em “urso” prejudica o trabalho durante o frio. A quantidade de pelo retirada vai depender da intensidade do exercício. Cavalos que se exercitam mais, devem ter menos pelos. Além disso, a tosa mostra limpeza e melhora a aparência em uma exibição.
Mas, lembre-se: a tosa implica em certas responsabilidades do criador. Sem a pelagem, o cavalo está mais exposto ao frio, então é de extrema importância o uso de capas para protegê-lo. Elas podem ser mais leves ou mais pesadas conforme o local do Brasil onde o equino está localizado.
Dicas de tosamento
Para retirar totalmente o pelo dos equinos é necessário uma tosquiadeira elétrica robusta de lâmina grande com pentes finos e uma tosquiadeira para acabamentos nas patas e cabeça.
É indispensável o uso de lubrificante para manter as lâminas limpas e resfriadas, e, fundamental a utilização de uma pequena escova de dente para limpar as áreas tosquiadas e panos limpos para a cabeça. Com isso, o cavalo será submetido a menos stress e a eficácia da ação é garantida.
Cheque sempre o manual da tosquiadeira para verificar regulagens e intervalos entre as lubrificações. O ideal é aplicar uma fina camada de óleo sobre os dentes da máquina e ligá-la por alguns segundos. É importante também repetir esse procedimento a cada 20 minutos durante o trabalho e mergulhar o pente no lubrificante.
Foto: Hipismo Eduardo Machado
Por: Bianca Sandrine | Canal Rural