“A pecuária brasileira é e ainda será a melhor do mundo, e nós temos a melhor carne do mundo”
“A pecuária brasileira é e ainda será a melhor do mundo, e nós temos a melhor carne do mundo”

Durante esta semana a Polícia Federal cumpriu mandados e apreendeu carnes adulteradas no Brasil, que estariam sendo manipuladas com produtos maléficos à população. O assunto ganhou repercussão mundial e preocupa os produtores de carne do País que cumprem suas normas e deveres. A Programa Leilões, pelas palavras do idealizador Paulo Horto, aproveitou a transmissão ao vivo do Leilão Liquidação de Plantel Nelore AUD deste final de semana, nos estúdios do Canal Rural, na capital paulista, para pedir cautela e cuidado com a divulgação equivocada das informações.

“Eu nasci neste meio, e nos meus mais de 45 anos, eu vi a pecuária sair de uma pecuária arcaica para uma pecuária de liderança mundial. Isso é fruto de um trabalho duro de todo mundo que é envolvido no agronegócio. Todo mundo que é envolvido na pecuária, principalmente dos produtores, das indústrias que obviamente tem o seu mérito, e hoje nós temos orgulho de ter as maiores indústrias de proteína animal do mundo aqui no Brasil”, disse Paulo.

Encerrou dizendo que temos que ter mais respeito com a pecuária brasileira. “É óbvio que os fatos ocorridos devem ser apurados e as pessoas envolvidas em qualquer ato ilícito tem que pagar pelo que fez. Mas, agora, daí generalizar e dizer que a carne brasileira é isso e aquilo. Gente, vamos ter mais responsabilidade de como dar esta notícia, porque hoje, analisando com calma, e ouvindo pessoas, porque não é o Paulo Horto que está falando, e sim ouvindo pessoas que realmente entendem sobre o assunto. Uma coisa é muito certa: A pecuária brasileira é e ainda será a melhor do mundo, e nós temos a melhor carne do mundo”, concluiu.

As palavras proferidas pelo Paulo Horto, durante a transmissão, trazem a essência de toda busca da categoria pelo melhoramento genético, cuja intenção é justamente a qualidade da carne. Se por um lado ainda admite-se que possam existir excessos por alguns atores envolvidos, não se podem desconsiderar todas as iniciativas científicas, tecnológicas e produtivas que caminham no sentido de garantir o contínuo aprimoramento e desenvolvimento responsável do agronegócio nacional.

Atualmente no Brasil já são inúmeros os Programas de Melhoramento Genético feitos por entidades respeitadas, tais como associações de raças, empresas públicas e privadas, e universidades, com trabalhos que realizam avaliações fenotípicas e genéticas que permitem identificar animais melhoradores, aumentando a probabilidade de acerto quando comparado a uma seleção sem fundamentação, ou seja, para entregar um produto cada vez melhor para a mesa dos brasileiros e em outros países.

Leiloeiros e assessores reforçam opinião sobre a carne brasileira

A segunda etapa do Leilão Liquidação de Plantel Nelore AUD, transmitido ao vivo diretamente dos estúdios do Canal Rural, em São Paulo, trouxe novamente a temática que envolve a acusação de fraudes na carne brasileira. Desta vez pelas vozes dos leiloeiros João Gabriel, Guilhermo Sanchez e os assessores pecuários Fernando Barros e Marcelo Moura.

Ambos reforçaram as palavras ditas por Paulo Horto, proprietário da Programa Leilões, que a população não estenda o problema a todas as empresas brasileiras.

“É importante frisar que foram pontos isolados e foram cometidos por uma minoria insignificante de maus profissionais. E a gente sabe que neste Brasil e em outros países também, sempre existem pessoas mal intencionadas. Os responsáveis já estão sendo responsabilizados, alguns já foram presos. E não é toda a cadeia de carne do Brasil conforme se imagina ou deu essa impressão que fosse. Você tenha a tranquilidade de comprar carne de qualidade”, completou o leiloeiro João Gabriel.

Guilhermo Sanchez lembrou ainda sobre a exportação de carne no Brasil que atende mais de 150 países e reforçou a exigência das empresas internacionais na hora de autorizar a exportação.

“Para uma exportação o crivo é muito grande. Não é somente o Ministério da Agricultura que verifica o produto. Eles mandam inspetores internacionais para fazer toda a inspeção para depois colocar a nossa carne lá fora. Então não é por causa de um problema pontual que você possa a vir a ter, que a gente tem que deturpar todo nosso mercado produtivo”, disse Guilhermo.

O Brasil possui mais de cinco mil frigoríficos, e segundo as informações divulgadas por toda imprensa, três diagnosticaram um tipo de fraude.

“Então a gente exige e é solidário a todo mundo que está pedindo um melhor esclarecimento e uma maior transparência nessa divulgação desta operação da Polícia Federal. Uma minoria tão grande não pode afetar a carne vermelha. A mercadoria que nós trabalhamos com muito orgulho, com muito carinho e com muito prazer e com muito amor”, exclamou o assessor pecuário Fernando Barros.

O assessor pecuário Marcelo Moura deixou ainda uma mensagem de otimismo aos produtores rurais.“Isso vai passar, e se Deus quiser provaremos que a carne brasileira é realmente a melhor do mundo”.

Acompanhe essa e outras notícias sobre o mundo da pecuária do Leiloblog.

Por Bárbara Siviero | Canal Rural

  • ARTIGO TESTE
    TÕ SO TESTANDO CARAI
    1410
  • Teste imagem menor
    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmodtempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam,quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodoconsequat. Duis aute irure dolo [...]
    1369
Estamos ao vivo!
ASSISTA AGORA ×