Qualidade genética do animal permite adaptação a diferentes ambientes
Nascido através do cruzamento de duas raças, N’Dama e Red Poll, o Senepol chegou ao Brasil em 2000. Desde então, a qualidade genética da raça tem sido responsável pelo grande sucesso entre os brasileiros.
Essas duas raças têm origem histórica no século XVII, quando surgiu o Red Poll, animal dócil e precoce para a reprodução, e o N’Dama, raça que apresenta grande resistência aos meios externos. A partir dessa união foi que surgiu o Senepol, nome formado pela junção de “Senegal”, país de origem do N’Dama, e de Red Poll.
Naturalmente manso e inteligente, a raça não apresenta riscos de acidente aos pecuaristas, o que contribui para a redução de custos com a manutenção de currais e instalações de manejo. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB), a tranquilidade do animal ajuda a preservar o patrimônio. “Esses animais têm grande capacidade de encontrar alimentos onde nenhum outro animal encontraria, também são animais considerados de baixa manutenção nutricional”, explica a entidade.
Sua carcaça 100% taurina aumenta a resistência da raça a ectoparasitas. Além disso, a dominância do animal garante a reprodução padronizada de bezerros, prole de boas matriarcas que não são agressivas com quem assiste as parições.
Os animais Senepol crescem muito rápido, motivo que favorece a pecuária de corte, uma vez que, o ciclo de engorda é mais curto. Isso acontece porque a raça apresenta grande capacidade de transformar o pasto (proteína vegetal) em carne (proteína animal), deixando o gado pronto para o abate rapidamente.
Ainda segundo a ABCB, o Senepol possui características produtivas importantes para a agropecuária brasileira. “O animal tem grandes índices produtivos, como a fertilidade e habilidade materna das fêmeas”, afirma a Associação.
A raça também se adapta facilmente a qualquer tipo de ambiente, como regiões pantanosas, de mata, de cerrado, áridas e campos quentes ou frios, encontrando alimento em lugares que outras raças dificilmente têm capacidade de obter. O Senepol pode sobreviver por vários dias sem água e seus cascos pretos são resistentes a todo tipo de solo, mais um motivo para o sucesso do animal.
Por: Bianca Sandrine | ABCB | Canal Rural