Brasil exporta material genético de touro braford campeão
A venda de sêmen do Punto Final foi concretizada para Asunción, no Paraguai
Brasil exporta material genético de touro braford campeão

A venda de sêmen do Punto Final foi concretizada para Asunción, no Paraguai

Depois que o mundo tomou conhecimento em março, no Texas, do título mundial conquistado pelo TE 1044 Punto Final, da raça Braford, o destino da Cabanha Santa Helena, localizada no município de Bagé (RS), e de propriedade dos sócios e criadores Vorgia e Pedro Obino, mudou consideravelmente. O título abriu oportunidades comerciais no mercado internacional, dando também visibilidade ímpar para a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

“Concretizamos ontem a venda de sêmen do Punto Final para Asunción, no Paraguai”, informou Obino na última sexta-feira (3). Conforme ele, fazia tempo que a negociação com a GH Consult, localizada no país vizinho, havia iniciado. “Fechamos um botijão com 2.400 doses e agora, devido ao protocolo sanitário do Mercosul, estamos aguardando apenas a liberação dos exames sanitários que estão sendo realizados em São Paulo para enviar o material genético”.

A procura pelo sêmen do touro campeão mundial também já despertou o interesse de outros países. “A visibilidade do nosso trabalho passou a ser mundial. Estamos encaminhando negócios de exportação de sêmen também com o Uruguai e a Argentina, além de já estar recebendo consultas oriundas da Colômbia e Costa Risca”, comemorou Obino.

O título

Punto Final chegou ao título mundial após conquistar outros grandes campeonatos. O primeiro deles foi a Expointer, onde sagrou-se Grande Campeão Nacional no ano passado, seguido depois do Sul-americano. Filho de Cuyano Huinca Shaka D1450 Kachapé com mãe Pitangueira 38 – H40, Punto Final está com três anos completos e pesa 1058 quilos.

Na disputa final pelo prêmio mundial teve como adversários um animal dos Estados Unidos e outro da Austrália. Em 2015 e 2016 os títulos foram para a Argentina com os touros Mansión A6167-TE e Chaña Payé, respectivamente.

O título é de suma importância para os criatórios de Hereford e de Braford no Brasil. O animal estará exposto, inclusive, no galpão de bovinos de corte da Expointer e irá integrar a programação oficial da ABHB nesta 41ª edição. Trata-se da primeira vez que um animal bovino campeão mundial vai estar presente no Parque Assis Brasil.

Além da participação na Mostra, a Cabanha também celebra o fato de se fazer presente em um remate pela primeira vez. “Trata-se de um leilão que será realizado em parceria com outros criatórios de Hereford e Braford da Campanha. A ideia é comercializar cerca de 50 touros e 20 fêmeas”.

Fonte: Ascom ABHB

  • ARTIGO TESTE
    TÕ SO TESTANDO CARAI
    1409
  • Teste imagem menor
    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmodtempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam,quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodoconsequat. Duis aute irure dolo [...]
    1369
Estamos ao vivo!
ASSISTA AGORA ×